PENSA POÇOS

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025

Justiça

Técnica de enfermagem de Poços denuncia injúria racial e leva caso à ALMG

Profissional relatou agressão sofrida em março e reforçou a luta por respeito e segurança na saúde

João Lima Goulart
Por João Lima Goulart
Técnica de enfermagem de Poços denuncia injúria racial e leva caso à ALMG
Foto: reprodução
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu nesta quarta-feira (17) uma audiência pública voltada ao enfrentamento da violência contra profissionais de Enfermagem. A iniciativa foi solicitada pelo Coren-MG (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais) diante do aumento de relatos de agressões verbais e físicas sofridas pela categoria.

Entre os presentes esteve a técnica de enfermagem Najila Passos da Silva, de Poços de Caldas, que em março de 2025 foi vítima de injúria racial durante o trabalho. Sua participação deu voz à luta de milhares de profissionais que enfrentam situações de desrespeito e agressão dentro do ambiente hospitalar e em unidades de saúde.

Durante a sessão, a vice-presidente do Coren-MG, Maria do Socorro Pena, defendeu a criação de leis estaduais que garantam punições severas para casos de violência contra profissionais da Enfermagem. Ela ainda citou um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, de autoria do presidente do Coren-MG, Bruno Farias, que busca ampliar a responsabilização de agressores.

A reunião também contou com a presença de representantes do Coren-SP e do Coren-RJ, reforçando a mobilização nacional em defesa da valorização e proteção dos trabalhadores da área da saúde.

O caso em Poços de Caldas

Em março, a profissional Najila Passos da Silva foi alvo de ofensas racistas enquanto atendia pacientes em uma unidade de saúde. Ela registrou boletim de ocorrência, e a Polícia Civil passou a investigar o episódio. O caso gerou repercussão regional e mobilizou entidades de classe contra o racismo no ambiente de trabalho.

A audiência em Belo Horizonte foi apontada como um passo importante para transformar o debate em políticas públicas efetivas, ampliando a segurança de profissionais da saúde em Minas Gerais e no restante do país.

FONTE/CRÉDITOS: Victor Imesi/TV Poços
Comentários:
João Lima Goulart

Publicado por:

João Lima Goulart

Comunicólogo apaixonado por apurar fatos, contar boas histórias e transformar informação em conteúdo relevante. Natural de Blumenau, moro há 16 anos em Poços de Caldas — cidade que escolhi para viver e amar.