PENSA POÇOS

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025

Notícias

Cães heróis da PCMG se aposentam e aguardam famílias para adoção

Zoe, Bud e Ivy deram anos de serviço à segurança pública e agora precisam de um novo lar

João Lima Goulart
Por João Lima Goulart
Cães heróis da PCMG se aposentam e aguardam famílias para adoção
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Depois de anos em operações policiais, três cães da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foram oficialmente aposentados e estão disponíveis para adoção. A campanha “Adote um Herói” busca famílias dispostas a oferecer carinho e cuidados para Zoe, Bud e Ivy, que encerram sua trajetória como cães de apoio em ações contra o crime.

A iniciativa é coordenada pela Coordenação de Operações com Cães (COC), setor responsável pelo treinamento e acompanhamento dos animais. Pela regra, os cães deixam a ativa quando atingem 8 anos de idade (aposentadoria voluntária, mediante avaliação) ou são afastados por limitações físicas e de saúde. Aos 10 anos, a aposentadoria é obrigatória.

Quem são os cães disponíveis

  • Zoe: pastor belga malinois nascida em 2017, atuou por seis anos. Foi fundamental em operações contra o tráfico de drogas no Vale do Mucuri, quando localizou entorpecentes escondidos em mata fechada. É dócil com pessoas, mas pode apresentar reatividade com outras fêmeas.

  • Bud: pastor alemão, também de 2017, trabalhou em operações de localização de drogas e armas. Diagnosticado com displasia coxofemoral, precisa de cuidados veterinários contínuos e não pode realizar atividades físicas intensas. É carinhoso, mas exige adaptação com pessoas e ambiente.

  • Ivy: pastor belga malinois, nascida em 2024. Não chegou a atuar, pois foi considerada inapta para serviço. É enérgica e precisa de atividades diárias, sendo indicada para tutores dispostos a oferecer exercícios constantes.

Regras da adoção

O interessado precisa comprovar idoneidade moral, capacidade financeira para arcar com cuidados e assinar um termo de responsabilidade. O animal adotado não pode ser usado para fins comerciais ou laborais.

O processo exige ainda comprovação de atenção veterinária, higiene e alimentação adequadas. Caso haja descumprimento, a doação poderá ser revertida.

Como se candidatar

Os interessados devem enviar nome, endereço e telefone para o e-mail coc.coe.pcmg@gmail.com. Após análise, será agendada uma entrevista presencial com a equipe da COC.

O trabalho da COC

Criada em 1992, a coordenação já treinou cerca de 60 cães de diferentes raças, como pastor alemão, pastor belga malinois, border collie e labrador retriever. Atualmente, 12 animais estão em atividade em áreas como detecção de drogas, cinoterapia (apoio terapêutico) e demonstrações educativas.

FONTE/CRÉDITOS: João Lima Goulart | Pensa Poços©
Comentários:
João Lima Goulart

Publicado por:

João Lima Goulart

Comunicólogo apaixonado por apurar fatos, contar boas histórias e transformar informação em conteúdo relevante. Natural de Blumenau, moro há 16 anos em Poços de Caldas — cidade que escolhi para viver e amar.