Durante a reunião ordinária da última terça-feira (5), o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), conhecido como Flavinho, foi eleito vice-corregedor da Câmara Municipal de Poços de Caldas. A eleição aconteceu após o afastamento do vereador Kleber Silva (Novo), que anteriormente ocupava o posto.
A função de vice-corregedor está prevista no Código de Ética e Decoro Parlamentar dos Vereadores (Resolução nº 922/2024), e consiste em substituir o corregedor nos casos de ausência, impedimento, omissão ou vacância, além de assumir permanentemente o cargo caso este se torne vago.
Com a nova nomeação, Flavinho passa a acumular três cargos simultâneos no Legislativo: vice-presidente, ouvidor-geral e agora, vice-corregedor.
Em discurso durante a sessão, o parlamentar agradeceu a confiança dos colegas e destacou o trabalho que vem sendo feito na Câmara. No entanto, o acúmulo de cargos chama atenção e levanta questionamentos sobre a concentração de funções em um único nome, especialmente em um momento em que se cobra mais transparência e divisão de responsabilidades no Legislativo.
A indicação foi feita pelo atual corregedor, vereador Aliff Jimenes (PL).
Apesar do tom otimista adotado por alguns parlamentares, a nova composição da Corregedoria ainda será observada pela população, que espera mais fiscalização e menos autopromoção dentro da Câmara Municipal.
Comentários: