O Tiro de Guerra 04.021 de Poços de Caldas iniciou o processo de seleção dos jovens que poderão servir ao Exército a partir de março de 2026. No total, 924 candidatos nascidos em 2007 realizaram o alistamento obrigatório, mas apenas 200 serão selecionados para integrar a nova turma.
A seleção geral acontece até o dia 14 de agosto, com etapas que envolvem avaliação médica feita por profissional do Exército, além de análise documental. Jovens de anos anteriores que ainda não se alistaram devem procurar a Junta de Serviço Militar da cidade o quanto antes para regularizar a situação.
Já no início de 2026, será realizada a seleção complementar, que definirá de forma definitiva quem integrará o contingente do próximo ano.
Segundo o comando do TG, o serviço militar contribui para a formação cidadã e também prepara os jovens para desafios profissionais e sociais. No entanto, a limitação no número de vagas, somada à ausência de ações complementares para jovens que não são selecionados, levanta a discussão sobre a necessidade de ampliar políticas públicas voltadas à juventude, principalmente no que se refere à capacitação e inserção no mercado de trabalho.
Comentários: