Os Correios suspenderam, em todo o país, o uso de cartões de crédito e débito para pagamentos de serviços postais. A medida foi tomada após a estatal romper contrato com a BK Instituição de Pagamento S.A., citada em investigações da Polícia Federal durante a Operação Tank, deflagrada no último dia 28 de agosto.
A empresa havia vencido licitação em 2021 e era responsável pelo sistema de recebimento eletrônico da estatal. O contrato foi suspenso na última terça-feira (2/9), levando ao bloqueio imediato dos pagamentos digitais. Além das transações com cartão, o site e o aplicativo dos Correios também tiveram os serviços de postagem interrompidos, restando apenas o pagamento em dinheiro nas agências físicas.
De acordo com a investigação, a BK teria descumprido ordens judiciais relacionadas ao fornecimento de dados. Mesmo assim, os Correios destacaram que o processo administrativo está em andamento e segue o rito legal.
Impacto direto nos clientes
A mudança afeta principalmente consumidores e empresas que dependem do atendimento digital e das facilidades do pagamento eletrônico. Agora, todos os envios precisam ser concluídos presencialmente, o que deve gerar filas e transtornos nos próximos dias.
Comentários: