PENSA POÇOS

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025

Cidade

Ambulantes em local proibido geram críticas no centro de Poços

Comerciantes questionam omissão da Prefeitura diante de uso irregular de espaço público e consumo de álcool em área não autorizada

João Lima Goulart
Por João Lima Goulart
Ambulantes em local proibido geram críticas no centro de Poços
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A presença de comércio ambulante irregular na esquina das ruas Assis Figueiredo com Rio de Janeiro, em pleno centro de Poços de Caldas, tem causado insatisfação entre lojistas e moradores. No local, foi montada uma mesa com produtos de artesanato, além do registro de consumo de bebidas alcoólicas, o que contraria as normas em vigor.

Em resposta à imprensa, a Prefeitura informou que existe um decreto de 2016 que autoriza artistas de rua do movimento “hippie” a comercializarem seus produtos em espaços públicos. No entanto, o próprio decreto define locais específicos para essa prática: a ponte do Terminal de Linhas Urbanas, a praça em frente à antiga Prefeitura, e a praça do Museu. Confira o decreto na integra:

A esquina da Assis Figueiredo com Rio de Janeiro não está entre os pontos permitidos — o que torna a atuação no local irregular. Além disso, o decreto proíbe o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos artistas nos espaços autorizados, o que agrava a situação atual.

Um empresário da região relatou à imprensa local a frustração diante do que considera uma falta de fiscalização por parte do poder público. “Pagamos cerca de R$ 20 mil de aluguel, fora encargos e impostos. Geramos empregos, movimentamos a economia local e temos que conviver com atividades informais na porta do nosso comércio, sem nenhuma ação efetiva da Prefeitura”, desabafou.

O caso reacende o debate sobre a ocupação desordenada de espaços públicos, o desrespeito à legislação vigente e a desigualdade entre o comércio formal e a atuação de ambulantes em áreas estratégicas da cidade.

Até o momento, não houve posicionamento oficial sobre ações de fiscalização ou retirada dos ambulantes da área irregular.

FONTE/CRÉDITOS: João Lima Goulart | Pensa Poços
Comentários:
João Lima Goulart

Publicado por:

João Lima Goulart

Comunicólogo apaixonado por apurar fatos, contar boas histórias e transformar informação em conteúdo relevante. Natural de Blumenau, moro há 16 anos em Poços de Caldas — cidade que escolhi para viver e amar.