PENSA POÇOS

Sabado, 30 de Agosto de 2025

Saúde

Vacinação contra dengue tem pontos ampliados em Poços de Caldas

Agora são quatro locais disponíveis; meta é imunizar 90% dos adolescentes de 10 a 14 anos

João Lima Goulart
Por João Lima Goulart
Vacinação contra dengue tem pontos ampliados em Poços de Caldas
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A vacinação contra a dengue em Poços de Caldas ganhou reforço com a ampliação dos pontos de aplicação. Inicialmente restrita à UBS Vilas Unidas, a imunização agora está disponível também em outras três unidades, após o recebimento de 3.349 novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Com isso, o município passa a contar com quatro locais de atendimento, todos funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30:

📍 UBS Vilas Unidas – Av. Gentil Messias Kitate, 275 – Vila Cruz
📍 Regional Sul – Av. Antônio Marinoni, 125 – São Sebastião
📍 Regional Leste – R. Cecília Fisichella, 63 – Estância São José
📍 Vila Nova – R. Antônio Pereira Guimarães, 299 – Vila Nova

Público-alvo

A campanha segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A meta é vacinar 90% dessa faixa etária, que corresponde a 11.239 adolescentes em Poços. Até agora, apenas 410 doses foram aplicadas, o que representa 3,64% da cobertura necessária.

Para receber a dose, é obrigatório apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Sobre a vacina

A vacina contra a dengue, já aprovada pela Anvisa, protege contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O esquema vacinal é composto por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses.

Quem teve dengue recentemente deve aguardar seis meses após o início dos sintomas para receber a primeira dose. Se a infecção ocorrer entre as duas aplicações, a recomendação é esperar 30 dias após o início dos sintomas para tomar a segunda. Em caso de febre, a imunização deve ser adiada até a recuperação completa.

FONTE/CRÉDITOS: João Lima Goulart | Pensa Poços©
Comentários:
João Lima Goulart

Publicado por:

João Lima Goulart

Comunicólogo apaixonado por apurar fatos, contar boas histórias e transformar informação em conteúdo relevante. Natural de Blumenau, moro há 16 anos em Poços de Caldas — cidade que escolhi para viver e amar.