PENSA POÇOS

Sabado, 02 de Agosto de 2025

Cidade

UAI de Poços de Caldas alerta moradores sobre atualização da carteira de identidade

Nova Carteira de Identidade Nacional já está disponível e primeira via pode ser emitida gratuitamente mediante agendamento.

João Lima Goulart
Por João Lima Goulart
UAI de Poços de Caldas alerta moradores sobre atualização da carteira de identidade
Reprodução: Gov.br
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Poços de Caldas está orientando os moradores sobre a importância de atualizar o documento de identidade. A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível, e a primeira via é gratuita para todos os cidadãos.

De acordo com a supervisora de atendimento da UAI, Bruna Sarande, o novo RG passa a ter validade em todo o território nacional, substituindo gradualmente o antigo modelo. A mudança faz parte de um processo nacional de padronização e segurança dos documentos.

Como fazer a atualização

O primeiro passo é realizar o agendamento online, pelo site mg.gov.br/agendamentos, ou diretamente nos totens de autoatendimento da própria unidade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da UAI, localizada na Rua 15 de Novembro, nº 386, no Centro de Poços de Caldas.

Para emitir o novo documento, é obrigatório apresentar a certidão de nascimento ou casamento, conforme o estado civil. Outros documentos podem ser incluídos de forma opcional, como CNH, título de eleitor, cartão do SUS e tipo sanguíneo, desde que originais.

A foto é tirada no momento do atendimento, ou seja, não é necessário levar fotografia.

Atenção para menores de idade

No caso de menores de 16 anos, é necessário que estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis legais no momento do atendimento.

Embora ainda não seja obrigatório, a nova carteira de identidade deverá ser adotada por toda a população até o ano de 2032, por isso o quanto antes o cidadão regularizar a situação, melhor.

A emissão da primeira via da CIN é gratuita, reforça a supervisora.

FONTE/CRÉDITOS: João Lima Goulart | Pensa Poços
Comentários:
João Lima Goulart

Publicado por:

João Lima Goulart

Jornalista apaixonado por apurar fatos, contar histórias e transformar informação em conteúdo relevante.