PENSA POÇOS

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025

Entretenimento

Mostra internacional sobre imigração italiana é aberta nas Thermas Antônio Carlos

Exposição resgata legado da imigração italiana em Poços

João Lima Goulart
Por João Lima Goulart
Mostra internacional sobre imigração italiana é aberta nas Thermas Antônio Carlos
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na última sexta-feira, 1º de agosto, foi realizada nas Thermas Antônio Carlos a cerimônia de abertura da mostra internacional “Em Busca da Nova Terra”, que resgata a trajetória da imigração italiana no Brasil. O evento reuniu representantes do Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, membros da comunidade local e autoridades municipais.

A solenidade contou com uma apresentação especial do maestro Rafael Tisti, que emocionou o público com um repertório de músicas italianas executadas ao violino, reforçando o tom cultural e afetivo da mostra.

A exposição — que já passou por cidades como São Paulo e Espírito Santo do Pinhal — permanece aberta ao público até o dia 24 de agosto, com entrada gratuita. O projeto é resultado da parceria entre o Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, o Museu da Imigração de São Paulo e o Museu da Emigração de Gênova, na Itália, integrando as celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Durante a cerimônia, o curador da mostra e embaixador do Museu da Emigração de Gênova, Fabio Niosi, compartilhou com o público relatos sobre a jornada dos imigrantes italianos que deixaram sua terra natal em busca de novas oportunidades no Brasil.

“Os imigrantes italianos contribuíram significativamente para o crescimento do país, tanto com seu trabalho quanto com a introdução de elementos importantes da cultura italiana, que hoje fazem parte da identidade brasileira”, destacou Niosi.

A presidente do Círculo Ítalo-Brasileiro, Elaine Piva, ressaltou que eventos como este reforçam os laços culturais entre Brasil e Itália, e adiantou que novas ações culturais já estão em planejamento.

“Esta exposição é uma forma emocionante de contar a nossa história e valorizar a herança italiana presente na cidade. Além disso, estamos estudando novas ações culturais, incluindo a próxima edição da festa Itália Per Sempre, que acontecerá em outubro”, explicou.

A mostra segue como destaque da programação cultural do mês de agosto, trazendo ao público de Poços de Caldas uma oportunidade única de contato com a memória e as raízes italianas que ajudaram a moldar a identidade local.

FONTE/CRÉDITOS: João Lima Goulart | Pensa Poços
Comentários:
João Lima Goulart

Publicado por:

João Lima Goulart

Comunicólogo apaixonado por apurar fatos, contar boas histórias e transformar informação em conteúdo relevante. Natural de Blumenau, moro há 16 anos em Poços de Caldas — cidade que escolhi para viver e amar.